skip to Main Content

Em 2023 ainda se bebe 1949

Estamos em 2023. Quem é que iria acreditar que um tinto Garrafeira Carvalho, Ribeiro & Ferreira de 1949 estaria hoje em boa forma? Eu já provei este vinho por diversas vezes e esta foi, de longe, a prova em que ele se mostrou melhor.

Esta empresa, armazenista que também comercializava outros produtos, como vinagres, adquiria vinhos em cooperativas ou outros fornecedores e cada vez que fazia uma edição do Garrafeira apontava sempre para quantidades na ordem das 300 000 garrafas. Demoravam o seu tempo a ser vendidas e por isso faziam-se umas 3 edições por década e ainda hoje aparecem, aqui e ali, em leilão. Eram vinhos que qualquer bom restaurante deveria, nos anos 60, 70 ou 80, ter na carta.

A primeira edição foi em 1933 e vários (como este) indicam a data da colheita e a data da decantação, o que é extraordinário. A empresa desapareceu e com ela estes vinhos míticos do passado longínquo que não volta mais. A última edição terá sido em 1988. Este revelou-se simplesmente grandioso e espantou uma mesa alargada de gente dos vinhos que ficou…sem voz! É obra!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top
Search