skip to Main Content

AINDA O ESPUMANTE E AS 12 PERGUNTAS DE SEMPRE

(para concluir o tema dos Vícios da semana passada):

1. O espumante datado é necessariamente melhor que o não datado?
Não. Tradicionalmente, para manter o estilo da casa, as empresas fazem lote de espumantes de vários anos e, por isso, não têm data. Nos anos considerados excepcionais não se faz aquele lote e, assim, o vinho tem a data do ano.

2. Quanto tempo posso guardar o espumante em casa?
Pouco. A rolha, com o tempo, perde a elasticidade e poderá levar à perda do gás. Não há uma regra certa mas se apontar para um máximo de 5 anos, ainda estamos dentro da margem de segurança.

3. A indicação da data do dégorgement é importante?
É. Indica-nos o momento em foi colocada a rolha de cortiça. Assim poderemos com mais segurança aferir da longevidade do vinho que comprámos. Pela data da colheita poderemos erradamente pensar que o vinho já está rolhado há muitos anos quando, nos melhores vinhos, pode mediar entre 6 e 10 anos o tempo de estágio antes da rolha ser colocada. Daí a importância de se saber a data do dégorgement. Cada vez mais empresas fornecem esta indicação no contra-rótulo.

4. O que significa Blanc de Blancs e Blanc de Noirs?
São termos usados em Champagne. No primeiro caso significa que o vinho foi feito exclusivamente a partir de uvas brancas; no segundo, as uvas eram tintas mas foram vinificadas como se de brancas se tratasse, ou seja, sem contacto com as películas. Actualmente o espumante Baga Bairrada é um Blanc de Noirs.

5. O rótulo do espumante tem de indicar a cor, se é branco, rosé ou tinto?
Não, a lei não obriga. Há vários espumantes que por serem Blanc de Noirs, apresentam uma leve tonalidade rosada mas sem chegarem à cor de um rosé. Isto aplica-se mais aos brancos; os rosés indicam mais frequentemente a cor e os tintos indicam sempre.

6. A designação Bruto é um indicador de qualidade?
Não, é um indicador do teor de doçura do vinho, por litro. Se for Bruto, o espumante pode ter até 12 gramas de açúcar, embora normalmente tenha bem menos. Se a indicação for Extra Bruto, terá menos de 6 gr/litro; se for Bruto Natural (ou Brut Nature), poderá ter de zero a três gramas por litro. É, no entanto, verdade que as empresas guardam os melhores lotes para fazer os vinhos da variedade Bruto.

7. Há uma maneira segura de abrir uma garrafa?
Ao desapertar o arame que envolve a rolha, não o descarte. Deixe-o na posição em que está porque assim poderá rodar melhor a rolha e tirá-la sem esforço.

8. Caso não tenha estado no frio, qual o melhor método para arrefecer o vinho?
Se tiver tempo, coloque no congelador. Se não, ponha um balde com água, blocos de gelo e bastante sal (o que derreterá o gelo mais rapidamente). Um balde só com gelo e sem água é inútil, porque demorado.

9. Qual o copo mais indicado para servir o espumante?
O copo, tal como os vinhos, também tem sofrido alterações com o tempo e com as modas. Actualmente a escolha incide sobretudo em copos que se aproximam do formato dos que usamos para os vinhos brancos, ou seja, mais largos e que permitem melhor percepção dos aromas.

10. Há zonas do país com melhores condições para a produção de espumantes?
Actualmente faz-se espumante em todo o país. No entanto, as zonas mais frias ou de maior altitude, que tendem a gerar uvas de acidez mais elevada, são consideradas as que melhores espumantes produzem.

11. Temos espumantes melhores que o champanhe?
Temos. Lá (em Champagne) como cá, há uma imensa hierarquia de qualidade. Os nossos melhores batem-se com muitos champanhes; se falamos dos champanhes topos de gama, então não temos.

12. Os espumantes que não indicam a região de origem são de qualidade inferior?
Não existe relação directa entre qualidade e indicação de região. Não ter Denominação de Origem é uma opção do produtor, porque usa castas não previstas nos regulamentos, porque quer pôr o espumante no mercado mais cedo, porque não quer passar na Câmara de Provadores ou qualquer outra razão, o espumante terá um selo IVV, não indicando assim a região de origem.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top
×Close search
Search